segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sensibilidade alimentar

   A sensibilidade alimentar é uma reação adversa a um alimento que outras pessoas possam comer em segurança. Dentre as sensibilidades incluímos as alergias alimentares, as intolerâncias alimentares e sensibilidades químicas.

   As alergias alimentares, são sensibilidades causadas por uma reação do sistema imunológico as proteínas específicas de um alimento. Em pessoas alérgicas, uma proteína do alimento é identificada por engano pelo sistema imunológico como prejudicial. A primeira vez que o indivíduo é exposto a essa proteína, o sistema imunológico do corpo responde pela criação de anticorpos chamados imunoglobulina E (IgE). Quando o indivíduo é exposto novamente a alimentos com esta proteína, anticorpos IgE e produtos químicos como a histamina são liberados. A histamina é uma substância química poderosa que pode causar uma reação no sistema respiratório, trato gastrointestinal,  pele ou o sistema cardiovascular. Nos casos mais extremos, alergias alimentares podem ser fatais. Embora qualquer alimento possa provocar uma resposta imune em indivíduos alérgicos, alguns alimentos são responsáveis pela maioria das alergias alimentares, como por exemplo: frutos do mar, amendoim, leite.


   A intolerância alimentar é uma sensibilidade que não envolve o sistema imunológico do indivíduo. Embora os sintomas de intolerância alimentar variam e podem ser confundidos com os de uma alergia alimentar, intolerância alimentar é mais provável que se originam no sistema gastrointestinal e são geralmente causados por uma incapacidade de digerir ou absorver determinados alimentos, ou componentes dos alimentos. Por exemplo, a intolerância aos produtos lácteos é uma das intolerâncias alimentares mais comuns. Conhecida como intolerância a lactose, ela ocorre em pessoas que não possuem uma enzima chamada lactase, que é necessária para digerir a lactose (um açúcar presente no leite.) Os sintomas de intolerância a lactose podem incluir dor abdominal, flatulência e diarréia.


   Outro exemplo é a doença celíaca, que é uma intolerância ao glúten. As principais fontes de glúten na dieta são os cereais (trigo, centeio, cevada e aveia) e o único tratamento atual para esta doença, é manter uma dieta isenta de alimentos que contenham estes ingredientes. 

   Sensibilidades químicas ocorrem quando uma pessoa tem uma reação adversa aos produtos químicos que contém naturalmente, ou são adicionados aos alimentos. Exemplos de sensibilidades químicas são: a cafeína, tiramina em queijos envelhecidos e glutamato monossódico (realçador de sabor). 

   Se você tiver ou desconfia que tenha alguma destas sensibilidades alimentares, consulte seu médico ou nutricionista para tirar suas dúvidas e fazer o tratamento adequado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário