segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Refrigerantes X Câncer de Pele



O açúcar dos refrigerantes já se sabe que contribuem para a epidemia de obesidade. Especialistas em saúde temem também que beber mais refrigerantes e menos leite, durante a infância e o início da fase adulta aumenta o risco de osteoporose. E agora os investigadores dizem que o fosfato encontrado nestes produtos podem também aumentar o risco de câncer de pele. 

Os pesquisadores da Emory University School of Medicine, publicaram resultados na revista Cancer Prevention Research, que sugere que uma alta ingestão de fosfatos podem promover o crescimento do tumor do câncer de pele, enquanto a restrição pode ajudar a prevenir o câncer. A pesquisa foi feita com ratos, que foram expostos a um agente cancerígeno encontrado na fumaça do cigarro, seguido por outra substância química que estimula o crescimento celular. Alimentando esses ratos com uma dieta rica em fosfato (1,2% por peso), aumentou o número de papiloma de pele (estágio inicial do câncer de pele), em 50%, em comparação com os demais ratos que receberam uma dieta baixa em fosfato (0,2% por peso).

Apesar destes resultados, o fosfato é um nutriente essencial na dieta humana. Ele é encontrado nos laticínios, carne, peixe e legumes. Porém o alto consumo de refrigerantes e outros alimentos processados conduziu a um acentuado aumento de ingestão de fósforo na dieta moderna. Acabamos consumindo quase o dobro da quantidade recomendada, sendo o equivalente a quantidade usada no estudo.

Pessoalmente acho que não devemos restringir o uso de alimentos naturais que contenham fósforo, pois é um nutriente que necessitamos. Porém se você necessitava de mais um motivo para limitar o seu consumo de refrigerantes e alimentos processados, pense que isto pode salvar sua pele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário