quinta-feira, 23 de setembro de 2010

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

   A reeducação alimentar é um processo de mudança nos hábitos alimentares e isto não significa dietas restritas e sem sabor. Na verdade é um aprendizado no qual você passa a escolher corretamente os alimentos da sua dieta, com moderação e muita variedade, com o objetivo de promover uma vida mais saudável.

     10 dicas para iniciar uma reeducação alimentar:

1. Não pule nenhuma refeição. Faça pelo menos 3 refeições e 3 lanches por dia. Quando você não se alimenta, a tendência do organismo é deixar o metabolismo mais lento como uma forma de prevenir e de preservar o que resta de energia.

2. Evite "beliscar" toda hora. Você perde a noção da quantidade de alimento que está consumindo e pode acabar exagerando.

3. Mastigue bem os alimentos e coma devagar. Evite fazer as refeições em frente a televisão e ao computador. Assim, você presta atenção no que está comendo.

4. Beba cerca de 2 litros de água por dia. Evite bebidas alcóolicas e refrigerantes. De preferência a suco de frutas naturais e água de coco. 

5. Reduza o consumo de sal. Retire o saleiro da mesa. Além de reter líquidos, pode aumentar o risco de hipertensão.

6. Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo duas vezes por semana.

7. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Coma-os no mínimo 5 vezes por dia.

8. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos para no máximo uma vez por semana.

9. Coma feijão ou qualquer outra leguminosa pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana.

10. Faça algum tipo de atividade física. Trinta minutos de caminhada todos os dias já ajuda na manutenção da saúde.

    Comece amanhã mesmo.... inicie com a primeira dica e aos poucos vá aderindo as outras. No final você verá um ótimo resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário